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Matemática e Estatística Aplicada a Administração de Pessoal/RH
Medidas de Posição
Medidas da tendência central
Mediana
Determinação da Mediana de valores tabulados
1º caso: Dados não agrupados em classes.
Vamos determinar a mediana da seguinte distribuição de freqüências:
PROVA DE ESTATÍSTICA
NOTAS DAS PROVAS |
FREQÜÊNCIAS (FQ) |
0 |
5 |
1 |
2 |
2 |
8 |
3 |
12 |
4 |
30 |
5 |
95 |
6 |
20 |
7 |
5 |
8 |
10 |
9 |
8 |
10 |
5 |
TOTAL => |
200 |
O procedimento para o cálculo é o seguinte:
a) Determinação do elemento mediado.
Como o número de valores é par, o elemento mediado será:
Em = N : 2 = 200 : 2 = 100.
b) Para localizarmos o elemento mediano precisamos acumular ou somar as freqüências "abaixo de", até o valor que se situar no 100º lugar. Construindo a tabela das freqüências acumuladas "abaixo de", temos o seguinte quadro:
NOTAS DAS PROVAS |
FREQÜÊNCIAS (FQ) |
FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS "ABAIXO DE" |
0 |
5 |
5 |
1 |
2 |
(5+2) = 7 |
2 |
8 |
(7+8) = 15 |
3 |
12 |
(15+12) = 27 |
4 |
30 |
(27+30) = 57 |
5 |
95 |
... = 152 |
6 |
20 |
... = 172 |
7 |
5 |
... = 177 |
8 |
10 |
... = 187 |
9 |
8 |
... = 195 |
10 |
5 |
... = 200 |
c) A mediana deverá corresponder, como vimos, ao 100º valor. Pela tabela de freqüências acumuladas nota-se que até a nota 4 (inclusive) temos 57 valores.
Devemos, portanto, tomar mais 43 valores para termos a mediana. Até a nota 5 acumulamos 152 valores, passando do 100º valor.
Então, se tomarmos 43 valores acima de nota 4, fatalmente cairemos na nota 5, pois esta tem freqüência igual a 95, e se tomarmos 43 observações suas, ainda restam 52. Portanto, Md = 5.
2º caso: Dados agrupados em classes:
Vamos determinar a mediana da seguinte distribuição de freqüências, no seguinte quadro:
SALÁRIOS PAGOS A 100 EMPREGADOS
CLASSES |
FREQÜÊNCIAS - FQ |
200 |___ 300 |
20 |
300 |___ 400 |
25 |
400 |___ 500 |
40 |
500 |___ 600 |
10 |
600 |___ 700 |
5 |
TOTAL |
100 |
Determinação do elemento mediano:
Em = 100 : 2 = 50
Localização do elemento mediano. Nesse caso devemos localizar a classe da mediana, isto é, aquela onde se encontra a mediana.
Para isso, precisamos determinar as freqüências acumuladas "abaixo de" no seguinte quadro:
CLASSES |
FREQÜÊNCIAS - FQ |
FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS "ABAIXO DE" |
200 |___ 300 |
20 |
20 |
300 |___ 400 |
25 |
45 |
400 |___ 500 |
40 |
85 |
500 |___ 600 |
10 |
95 |
600 |___ 700 |
5 |
100 |
TOTAL |
100 |
Identificação da Mediana:
Verificamos que até a terceira classe (inclusive) temos 85 valores. Como precisamos apenas de 50 elementos, a mediana se encontra na classe 400 |___ 500, ou seja, a terceira classe. Para determiná-la, faremos uso de uma fórmula cuja dedução escapa ao nível desse trabalho. A fórmula utilizada é a seguinte:
Md = [1 + (Em - Fant) : f] x c
ALTURAS (cm) |
FREQÜÊNCIAS |
151 |___ 156 |
10 |
156 |___ 161 |
22 |
161 |___ 166 |
60 |
166 |___ 171 |
120 |
171 |___ 176 |
80 |
176 |___ 181 |
40 |
181 |___ 186 |
40 |
186 |___ 191 |
10 |
191 |___ 196 |
8 |
196 |___ 201 |
2 |
TOTAL => |
500 |
Determinar a mediana:
Solução => Em = 500 : 2 = 250
A soma das freqüências até a quarta classe (inclusive) é igual a 212, mas precisamos de 250 valores para determinar a classe mediana. Portanto, a mediana está na quinta classe, ou seja, 171 |___ 176 é a classe que contém a mediana.
Uma vez encontrada a classe que contém a mediana, podem ser determinados os demais elementos da fórmula ou seja:
Quartis:
Os quartis, como o próprio nome insinua, dividem um conjunto de dados em quatro partes iguais. O primeiro quartil (Q1) divide a série em duas partes, mas de modo que ¼ dos elementos fiquem abaixo dele e os ¾ restantes, acima. O segundo quartil é a mediana e divide a série em duas partes iguais. O terceiro quartil (Q3) divide a série em duas partes, tais que ¾ dos elementos fiquem abaixo dele e o ¼ restante, acima.
1º Quartil e 3º Quartil:
Para determinarmos Q1, o raciocínio é o mesmo empregado para a mediana, com uma diferença: o elemento mediano dará lugar aos elementos que definirão, respectivamente, o primeiro e terceiro quartis.
O elemento que definirá o primeiro quartil será:
Eq1 = N : 4
O elemento que definirá o terceiro quartil será:
Eq3 = 3N : 4
Todas as considerações relativas à mediana são aplicáveis aos demais quartis.
Cálculo do 1º Quartil:
O cálculo do primeiro quartil para dados agrupados em classes utiliza fórmula análoga à da mediana:
Q1 = [1 + (Qq1 = Fant) : f] x c
Cálculo do 3º Quartil:
A fórmula é a seguinte:
Q3 = [1 + (Eq3 - Fant) : f] x c
Suponhamos que os dados do quadro seguinte refiram-se à distribuição dos diâmetros das cabeças dos rebites produzidos por uma determinada fábrica.
Vamos encontrar os Q1, Q3 e a Mediana da série.
DIÂMETROS (polegadas) |
FREQÜÊNCIA |
0,7240 |___ 0,7242 |
3 |
0,7242 |___ 0,7244 |
7 |
0,7244 |___ 0,7246 |
9 |
0,7246 |___ 0,7248 |
16 |
0,7248 |___ 0,7250 |
43 |
0,7250 |___ 0,7252 |
69 |
0,7252 |___ 0,7254 |
50 |
0,7254 |___ 0,7256 |
26 |
0,7256 |___ 0,7258 |
19 |
0,7258 |___ 0,7260 |
13 |
0,7260 |___ 0,7262 |
5 |
0,7262 |___ 0,7264 |
2 |
TOTAL => |
262 |
O primeiro passo é determinar as freqüências acumuladas "abaixo de":
DIÂMETROS (polegadas) |
FREQÜÊNCIA |
FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS "ABAIXO DE" |
0,7240 |___ 0,7242 |
3 |
3 |
0,7242 |___ 0,7244 |
7 |
10 |
0,7244 |___ 0,7246 |
9 |
19 |
0,7246 |___ 0,7248 |
16 |
35 |
0,7248 |___ 0,7250 |
43 |
78 |
0,7250 |___ 0,7252 |
69 |
147 |
0,7252 |___ 0,7254 |
50 |
197 |
0,7254 |___ 0,7256 |
26 |
223 |
0,7256 |___ 0,7258 |
19 |
242 |
0,7258 |___ 0,7260 |
13 |
255 |
0,7260 |___ 0,7262 |
5 |
260 |
0,7262 |___ 0,7264 |
2 |
262 |
|
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Decís e Percentís:
O mesmo raciocínio aplicável aos quartis pode ser empregado para a determinação dos elementos decís e centís, nos diferentes casos de apresentação dos dados. A única diferença consiste na determinação dos decís e elementos centís. Existem, e é fácil verificar, 9 decís, que dividem a distribuição em 10 partes iguais (quanto ao número de elementos). Os centís ou percentís são 99 e dividem a distribuição em 100 partes iguais, relativamente ao número de elementos. As fórmulas do cálculo do decís e centís para os dados agrupados em classes são as mesmas que as dos quartis, mudando-se apenas o valor do elemento. Assim, se pretendermos determinar os decís, o elemento decil será:
No caso dos centís, o elemento centil será: