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Matemática e Estatística Aplicada a Administração de Pessoal/RH

Medidas de Posição

Medidas da tendência central

Mediana

 

Determinação da Mediana de valores tabulados

1º caso: Dados não agrupados em classes.

Vamos determinar a mediana da seguinte distribuição de freqüências:

 

PROVA DE ESTATÍSTICA

NOTAS DAS PROVAS

FREQÜÊNCIAS (FQ)

0

5

1

2

2

8

3

12

4

30

5

95

6

20

7

5

8

10

9

8

10

5

TOTAL =>

200

 

O procedimento para o cálculo é o seguinte:

a) Determinação do elemento mediado.

Como o número de valores é par, o elemento mediado será:

Em = N : 2 = 200 : 2 = 100.

b) Para localizarmos o elemento mediano precisamos acumular ou somar as freqüências "abaixo de", até o valor que se situar no 100º lugar. Construindo a tabela das freqüências acumuladas "abaixo de", temos o seguinte quadro:

 

NOTAS DAS PROVAS

FREQÜÊNCIAS (FQ)

FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS "ABAIXO DE"

0

5

5

1

2

(5+2) = 7

2

8

(7+8) = 15

3

12

(15+12) = 27

4

30

(27+30) = 57

5

95

... = 152

6

20

... = 172

7

5

... = 177

8

10

... = 187

9

8

... = 195

10

5

... = 200

 

c) A mediana deverá corresponder, como vimos, ao 100º valor. Pela tabela de freqüências acumuladas nota-se que até a nota 4 (inclusive) temos 57 valores.

Devemos, portanto, tomar mais 43 valores para termos a mediana. Até a nota 5 acumulamos 152 valores, passando do 100º valor.

Então, se tomarmos 43 valores acima de nota 4, fatalmente cairemos na nota 5, pois esta tem freqüência igual a 95, e se tomarmos 43 observações suas, ainda restam 52. Portanto, Md = 5.

2º caso: Dados agrupados em classes:

Vamos determinar a mediana da seguinte distribuição de freqüências, no seguinte quadro:

 

SALÁRIOS PAGOS A 100 EMPREGADOS

CLASSES

FREQÜÊNCIAS - FQ

200 |___ 300

20

300 |___ 400

25

400 |___ 500

40

500 |___ 600

10

600 |___ 700

5

TOTAL

100

 

Determinação do elemento mediano:

Em = 100 : 2 = 50

Localização do elemento mediano. Nesse caso devemos localizar a classe da mediana, isto é, aquela onde se encontra a mediana.

Para isso, precisamos determinar as freqüências acumuladas "abaixo de" no seguinte quadro:

 

CLASSES

FREQÜÊNCIAS - FQ

FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS "ABAIXO DE"

200 |___ 300

20

20

300 |___ 400

25

45

400 |___ 500

40

85

500 |___ 600

10

95

600 |___ 700

5

100

TOTAL

100

 

 

Identificação da Mediana:

Verificamos que até a terceira classe (inclusive) temos 85 valores. Como precisamos apenas de 50 elementos, a mediana se encontra na classe 400 |___ 500, ou seja, a terceira classe. Para determiná-la, faremos uso de uma fórmula cuja dedução escapa ao nível desse trabalho. A fórmula utilizada é a seguinte:

Md = [1 + (Em - Fant) : f] x c

onde:
l = limite inferior da classe que contém a mediana;
Em = elemento mediano = N : 2
Fant = freqüência acumulada até a classe anterior à classe da mediana;
f = freqüência absoluta da classe mediana;
c = amplitude da classe.

A mediana do exemplo será:

l = 400
Fant = 45
c = 100
Em = 50
f = 40
logo:
Md = [400 + (50 - 45) : 40] x 100
= 400 + 12,5 = 412,5

Nota: Se N é impar, o elemento mediano será Em = (N + 1) : 2, mas, como "N" geralmente é grande, o resultado numérico pouco difere com "N" no lugar de N + 1. Essa solução é adotada por inúmeros autores.

Tomemos os dados abaixo que representam as alturas de 500 alunos de determinada universidade:

 

ALTURAS (cm)

FREQÜÊNCIAS

151 |___ 156

10

156 |___ 161

22

161 |___ 166

60

166 |___ 171

120

171 |___ 176

80

176 |___ 181

40

181 |___ 186

40

186 |___ 191

10

191 |___ 196

8

196 |___ 201

2

TOTAL =>

500

 

Determinar a mediana:

Solução => Em = 500 : 2 = 250

A soma das freqüências até a quarta classe (inclusive) é igual a 212, mas precisamos de 250 valores para determinar a classe mediana. Portanto, a mediana está na quinta classe, ou seja, 171 |___ 176 é a classe que contém a mediana.

Uma vez encontrada a classe que contém a mediana, podem ser determinados os demais elementos da fórmula ou seja:

l = 171
Fant = 212
f = 180
c = 5
logo:
Md = [171 + (250 - 212) : 180] x 5
Md = 171 + 1,06 = 172,06.

 

Quartis:

Os quartis, como o próprio nome insinua, dividem um conjunto de dados em quatro partes iguais. O primeiro quartil (Q1) divide a série em duas partes, mas de modo que ¼ dos elementos fiquem abaixo dele e os ¾ restantes, acima. O segundo quartil é a mediana e divide a série em duas partes iguais. O terceiro quartil (Q3) divide a série em duas partes, tais que ¾ dos elementos fiquem abaixo dele e o ¼ restante, acima.

 

1º Quartil e 3º Quartil:

Para determinarmos Q1, o raciocínio é o mesmo empregado para a mediana, com uma diferença: o elemento mediano dará lugar aos elementos que definirão, respectivamente, o primeiro e terceiro quartis.

O elemento que definirá o primeiro quartil será:

Eq1 = N : 4

O elemento que definirá o terceiro quartil será:

Eq3 = 3N : 4

Todas as considerações relativas à mediana são aplicáveis aos demais quartis.

 

Cálculo do 1º Quartil:

O cálculo do primeiro quartil para dados agrupados em classes utiliza fórmula análoga à da mediana:

Q1 = [1 + (Qq1 = Fant) : f] x c

Onde:
l = limite inferior da classe que contém o primeiro quartil;
Eq1 = elemento primeiro quartil = N : 4;
Fant = freqüência acumulada até a classe anterior aquela que contém o primeiro quartil;
f = freqüência absoluta da classe onde se encontra o 1º quartil;
c = amplitude da classe.

 

Cálculo do 3º Quartil:

A fórmula é a seguinte:

Q3 = [1 + (Eq3 - Fant) : f] x c

Onde:
l = limite inferior da classe que contém o terceiro quartil;
Eq3 = elemento terceiro quartil = 3N : 4;
Fant = freqüência acumulada até a classe anterior aquela onde se encontra o terceiro quartil;
f = freqüência absoluta da classe que contém o terceiro quartil;
c = amplitude da classe.

Suponhamos que os dados do quadro seguinte refiram-se à distribuição dos diâmetros das cabeças dos rebites produzidos por uma determinada fábrica.

Vamos encontrar os Q1, Q3 e a Mediana da série.

DIÂMETROS (polegadas)

FREQÜÊNCIA

0,7240 |___ 0,7242

3

0,7242 |___ 0,7244

7

0,7244 |___ 0,7246

9

0,7246 |___ 0,7248

16

0,7248 |___ 0,7250

43

0,7250 |___ 0,7252

69

0,7252 |___ 0,7254

50

0,7254 |___ 0,7256

26

0,7256 |___ 0,7258

19

0,7258 |___ 0,7260

13

0,7260 |___ 0,7262

5

0,7262 |___ 0,7264

2

TOTAL =>

262

 

O primeiro passo é determinar as freqüências acumuladas "abaixo de":

 

DIÂMETROS (polegadas)

FREQÜÊNCIA

FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS "ABAIXO DE"

0,7240 |___ 0,7242

3

3

0,7242 |___ 0,7244

7

10

0,7244 |___ 0,7246

9

19

0,7246 |___ 0,7248

16

35

0,7248 |___ 0,7250

43

78

0,7250 |___ 0,7252

69

147

0,7252 |___ 0,7254

50

197

0,7254 |___ 0,7256

26

223

0,7256 |___ 0,7258

19

242

0,7258 |___ 0,7260

13

255

0,7260 |___ 0,7262

5

260

0,7262 |___ 0,7264

2

262

 

1º QUARTIL:
Eq1 = 262 : 4 = 65,5
A classe que contém o primeiro quartil é a quinta, pois acumulamos 78 valores e necessitamos apenas de 65,5. Portanto, a classe que contém o primeiro quartil é a 0,7248 |___ 0,7250.
l = 0,7248
Fant = 35
f = 43
c = 0,0002
logo:
Q1 = [0,7248 + (65,5 - 35) : 43] x 0,0002
Q1 = 0,7248 + 0,00014
Q1 @ 0,72494 (aproximadamente)
MEDIANA:
Em = 262 : 2 = 131
Classe mediana => 0,7250 |___ 0,7252
l = 0,7250
Fant = 78
c = 0,0002
f = 69
Md = [0,7250 + (131 - 78) : 69] x 0,0002
 
Md = 0,7250 + 0,00015 @ 0,72515 (aproximadamente)
3º QUARTIL:
Eq = (3 x 262) : 4 = 196,5
Classe que contém o 3º quartil:
0,7252 |___ 0,7254
l = 0,7252
f = 50
Fant = 147
c = 0,0002
Q3 = [0,7252 + (196,5 - 147) : 50] x 0,0002
Q3 = 0,7252 + 0,00019
Q3 @ 0,72539

 

Decís e Percentís:

O mesmo raciocínio aplicável aos quartis pode ser empregado para a determinação dos elementos decís e centís, nos diferentes casos de apresentação dos dados. A única diferença consiste na determinação dos decís e elementos centís. Existem, e é fácil verificar, 9 decís, que dividem a distribuição em 10 partes iguais (quanto ao número de elementos). Os centís ou percentís são 99 e dividem a distribuição em 100 partes iguais, relativamente ao número de elementos. As fórmulas do cálculo do decís e centís para os dados agrupados em classes são as mesmas que as dos quartis, mudando-se apenas o valor do elemento. Assim, se pretendermos determinar os decís, o elemento decil será:

No caso dos centís, o elemento centil será: