Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Matemática e Estatística Aplicada a Administração de Pessoal/RH

 

Introdução

A matemática, bem como a estatística, está interessada nos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como, na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises.

Em sentido mais restrito, o termo é usado para designar os próprios dados ou os números deles derivados como, por exemplo, médias.

Assim, falamos em estatística de empregos, de acidentes, salários, etc. Com a atual tendência, cada vez maior de quantificação em administração, como base para tomada de decisões, controles e acompanhamentos e análise de situações, cada vez mais nos veremos em frente de conceitos estatísticos e matemáticos.

O profissional de administração ser vê obrigado, a manusear grandes massas de dados e informações que são quantitativos e se baseiam em medidas realizadas com unidades de diferentes espécies. Toneladas, metros cúbicos, energia consumida, horas de trabalho, custos de produção, preço de vendas, etc.

Com o desenvolvimento da empresa, aumenta a quantidade e a complexidade dos dados e informações o que torna mais difícil o conhecimento de seu verdadeiro significado. Seguindo, o administrador, métodos puramente intuitivos ou aparentes ou ainda como se diz vulgarmente "contando nos dedos", não terá condições de analisar grandes quantidades de dados, nem controlar valores que excedam o tipo médio.

O problema pois, que se apresenta quando se tem que manejar uma grande quantidade de dados é um problema de condensação e análise: condensação e simplificação para que o homem possa manuseá-los dentro da natural limitação de suas faculdades; análise e comparação para que possam ser diferenciados os elementos que intervém no problema que se examina, dos que não tem qualquer influência e possa o administrador apreciar o significado de cada um deles.

Com a finalidade de facilitar a síntese e a análise das grandes massas de dados foram criados os métodos estatísticos e matemáticos. O métodos estatísticos não foram econômicos em seu primeiro desenvolvimento, mas sociais, políticos e biólogos, com uma linha que os relaciona com a teoria das probabilidades e que se estende através do campo da lógica até os jogos de azar.

Mas, estes instrumentos, constituídos para realizar trabalhos na esfera do estado, daí o seu nome, tiveram seus limites ultrapassados para inúmeras outras aplicações, sendo a administração e a economia um de seus campos mais recentes.

A simplificação de dados, hoje, é de capital importância para a economia, administração e outras ciências sociais.

Dessa maneira, vejamos a seguir os principais assuntos que nos interessa para a nossa área profissional.