Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Matemática e Estatística Aplicada a Administração de Pessoal/RH

 

Dados Estatísticos - Apuração

Para obtermos dados estatísticos devemos vencer as seguintes etapas:

1º) Identificar o problema => é a fase da definição do problema a ser resolvido pelo uso da Estatística;

2º) Planear o objetivo => consiste em delinear previamente como se deve proceder para atingir o objetivo colimado;

3º) Coleta de dados => é a fase de obtenção e registro sistemático dos dados que se planejou obter, que poderá ser: a) direta, quando os dados são coligidos observando-se diretamente o fenômeno; e b) indireta, quando os dados são coligidos de outras fontes que não a observação das manifestações do fenômeno.

4º) Apuração de dados => consiste na operação de contagem e sumarização dos dados, da qual pode ser: a) manual, quando o volume de dados não apresenta dificuldades de manipulação; e b) mecânica, quando realizada com o concurso de máquinas, devido o volume de dados ser grande.

5º) Apresentação de dados => consiste na disposição dos dados de forma conveniente para que possam ser apreciados, que pode ser feita por meio de tabelas ou por meio de gráficos, que tem a vantagem de fornecer informações precisas, e, os gráficos tem a vantagem de facilitar a visualização do fenômeno.

6º) Análise e Interpretação dos dados => nesta fase procuramos calcular medidas e formular conclusões a respeito do comportamento do fenômeno, da qual coligidos de amostras da população, a primeira preocupação é a da possibilidade de generalização das conclusões, e além disso, a análise visa a elucidar o sistema de causas que explicam o fenômeno.

 

Nota: Não nos preocupamos nesse trabalho, exaurir o campo da Estatística, a sua ciência, nem quanto a sua extensão, nem quanto à profundidade de cada tópico. Objetivamos dar uma visão geral de alguns dos instrumentos mais importantes da Estatística, no ponto de vista utilidade para auxiliar no campo prático da Administração de Pessoal.