Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Comunicação

Marketing Interno RH

 

Mídia

A mídia é uma ferramenta utilizada na propaganda que se destina ao estudo dos veículos de comunicação, cuja a sua função é de orientar e recomendar a melhor utilização da inserção.

Os veículos de comunicação são os meios utilizados em propaganda para divulgar a mensagem desejada, os quais citados alguns exemplos abaixo.

 

Jornal Interno

É um veículo local, intimamente relacionado com as atividades administrativas, técnicas e sociais da empresa.

 

Outdoor

Trata-se de um nome genérico destinado para qualquer propaganda exposta ao ar livre. Sua função é a memorizar o público, chamando a atenção pelo conjunto de frases curtas, estrategicamente escolhidas, utilizando-se de um forte colorido.

Exemplo:

Painel: normalmente confeccionado em chapa metálica, que poderá ser colocado em pontos estratégicos da empresa (entrada da empresa, pátio do estacionamento, etc.), iluminado ou não.

Mural: pode ser chamado de "quadro de aviso", confeccionado em armação de madeira, e nela coloca-se avisos em formato papel. Fixa-se em locais de grande circulação.

Cartaz: são confeccionados em folha de papel, sendo fixados nos murais ou paredes, locais de grande circulação.

Letreiro: luminosos ou iluminados, com ou sem movimento, normalmente de base acrílico ou de neon, que ficam fixados em locais estratégicos da empresa.

Placa: normalmente metálicos, colocados em locais de grande circulação e são normalmente móveis.

Faixas: confeccionadas em tecidos e elaboradas por "letristas", fixando-se em locais de grande circulação da empresa.

 

Revista

A revista é familiar ao jornal, com a vantagem de uma melhor argumentação, permitindo uma melhor divulgação da mensagem, além do uso da cor. Sem dúvida, resultará  num impacto ao leitor, valorizando o conteúdo da mensagem. Normalmente, utiliza-se o sistema "off-set" para impressão, que permitem uma melhor apresentação da arte.

 

Camiseta

O ex-presidente Fernando Collor foi um eficiente usuário deste veículo. Nas suas caminhadas matutinas, em sua camiseta sempre havia alguma nova mensagem, alvo de atenções da imprensa. A camiseta também pulveriza uma imagem de espírito jovial, saudável, requisitos complementares a um presidente. Muito utilizado em campanhas políticas. Na empresa, pulveriza a imagem de equipe.

 

Internet

 

Segurança e Saúde no Trabalho - Ordens de Serviço