Recursos Humanos
Ferramentas de RH
Comunicação
Marketing Interno RH
Marketing
Atualmente, existem milhares de definições de Marketing, entre as quais:
Em 1948, a Amerikan Marketing Association - AMA definiu como:
"Execução das atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços partindo do produtor até aos consumidores finais "
A Associação Nacional Lombarda, definiu como:
" Marketing é o conjunto de atividades que, partindo do estudo constante do consumidor e das tendências do mercado, chega à definição e fabricação do produto ou serviço, à sua composição, distribuição e até utilização final, procurando compatibilizar os interesses do consumidor e da empresa. "
É quase impossível obter a tradução do vocábulo marketing para o equivalente em português. Em 1947, Álvaro Porto Moitinho, em seu livro "Ciência da Administração", utilizou o vocábulo mercadologia. Em 1962, a Fundação Getúlio Vargas utilizou o mesmo vocábulo em seu "Glossário de Mercadologia", mas não houve nenhuma repercussão. Assim, até hoje é denominado de "marketing".