Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Comunicação

Marketing Interno RH

 

Endomarketing

Do grego "endo", que significa interior, interno, temos "endo + marketing", ficando então "endomarketing" que traduz-se em "marketing interno".

Em 1995, Saul Bekin foi quem introduziu pela primeira vez o vocábulo "endomarketing", em seu livro "Conversando sobre Endomarketing", que é uma versão discreta daquilo que Philip Kotler escreveu no livro "Administração de marketing", sob a denominação de marketing interno das organizações.

Podemos definir como endomarketing, o conjunto de ações focadas no público interno de uma organização, tendo-se como objetivo principal a conscientização de seus colaboradores junto ao atendimento de excelência ao cliente.

Assim, o endomarketing busca exatamente promover canais de comunicação claros e abertos em todos os níveis e segmentos da organização, visando favorecer uma correta compreensão de seus ambientes e objetivos.

Estes canais são imensamente úteis para se obter um maior comprometimento de nossos colaboradores com a realização dos objetivos propostos pela organização, numa busca contínua de melhorias na qualidade e produtividade.

Como estratégia, o endomarketing deve abordar aspectos psicológicos, comportamentais e motivacionais dos colaboradores.