Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Comunicação

 

Boato

O boato, que é uma comunicação patológica, infundada e falsa, nasce e se transmite, com efeito, na rede informal de comunicações. Uma vez que a rede, com as cadeias de grupos, tem grande velocidade de transmissão de informações, nela os boatos podem circular rapidamente, ganhando feição de veracidade pelo simples fato de que seu conteúdo passa a ser conhecido por todos.

Porém, verificados os casos de ocorrência de boatos nas comunicações informais, chegou-se à conclusão de que só excepcionalmente, em situações de anormalidade administrativa, encontra-se o boato. Este é frequente e pode tornar-se destrutivo apenas nas situações de má comunicação formal, de crise administrativa e de grande insegurança na empresa.

Quanto à deturpação de informações, a situação prática vem provar que, ao contrário, as informações veiculadas na rede informal de comunicações são, em geral, precisas. Isso é possível, pois, iniciada a comunicação, cada transmissão é conferida cuidadosamente, em especial quando estão em operação as cadeias de grupos de pessoas. Aliás, nessas cadeias, os mensageiros ativos são, em geral, aqueles que têm maior capacidade de comunicação.

Assim, em face de deturpação de informações, devemos sempre pensar nas próprias deficiências da comunicação formal e na situação crítica e insegura em que se encontram as pessoas na organização.

Portanto, nas comunicações informais, normalmente a preocupação é positiva. Já que se considera impossível transmitir formalmente toda a variedade de informações necessárias para que os funcionários se sintam totalmente integrados na empresa, é normal que as pessoas passem a depender das comunicações informais para entender seu ambiente.

A administração deve, portanto, aprender a trabalhar com as comunicações informais. Assim, é preciso haver uma interpretação das informações que estão sendo transmitidas informalmente, para que seja verificado em que pontos as comunicações formais devem ser complementadas e aperfeiçoadas.

Ocorrendo o boato, o método mais eficiente de corrigi-lo é a informação direta dos fatos.