Comunicação
Barreiras na comunicação
Quando a comunicação entre as pessoas de um grupo não se estabelecem
ou quando a comunicação quase não existe, então são considerados obstáculos e
barreiras interferindo a mensagem de chegar ao receptor. Existem barreiras muito sutis,
escondidas, e que só com análise mais aprofundadas poderão se identificadas.
Entre outras, citaremos algumas:
- As opiniões e atitudes do receptor fazem com que ele só ouça ou leia o que lhe
interessa, ou ouça a mensagem de modo a que coincida com sua opinião, mesmo se o seu
conteúdo for contrário.
- O egocentrismo que nos impede enxergar o ponto de vista de quem fala, nos compele
também a rebater tudo o que o outro disse, sem ao menos ouvir o que ele quis dizer
realmente.
- A percepção que temos do outro, percepção esta que é influenciada por preconceitos
e estereótipos ( branco, negro, viúva, rico, pobre) cada uma tem uma conotação que nos
predispõe a ouvir com atenção ou não, ou a esperar de antemão certas reações de
preferência a outras.
- A competição que leva as pessoas a terem um "monólogo coletivo" ou diálogo
de "surdos" . Cada uma carta a palavra do outro sem ao menos ouvir o que está
dizendo e fazendo questão de se fazer ouvir. Ninguém ouve ninguém.
- A frustração impede a pessoa sujeita a ela de ouvir e entender o que está sendo dito.
- A transferência inconsciente de sentimentos que tínhamos em relação a uma pessoa
parecida com o interlocutor pode ditar uma predisposição favorável ou desfavorável.
- A projeção que nos leva a emprestar do outro, intenções que o mesmo nunca teve, mas,
que teríamos no lugar dele.
- A inibição do receptor em relação ao emissor ou vice-versa.
É importante analisar que dependendo da forma como nos relacionamos
com as pessoas nossa comunicação poderá ser:
DEFENSIVA: quando provocamos defesas, ameaças, desconfiança em
nossos receptores, que percebem em nós " segundas intenções " . Também é
conhecida por comunicação INSTRUMENTAL.
RECEPTIVA: quando conseguimos criar um clima de espontaneidade,
franqueza, confiança, etc., dentro de nosso ambiente. Também é conhecida pelo nome de
comunicação CONSUMATÓRIA.
Na comunicação receptiva, o receptor é percebido como um sujeito ao
encontro de quem se vai e com quem deseja comunicar; na comunicação defensiva, por sua
vez, o receptor é visto como um objetivo a explorar, a seduzir ou a enganar, com o
objetivo de assegurar certas vantagens e satisfazer alguns interesses.