Na teoria clássica de liderança, basicamente temos três estilos: Autocrática,
Democrática e Liberal (ou laissez-faire):
ESTILOS |
- CARACTERÍSTICAS
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- RESULTADOS
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AUTOCRÁTICA |
- O chefe dita e determina tudo o que o subordinado deve fazer
e este executa, sem poder questionar O QUE É e COMO DEVE SER FEITO.
- Os subordinados são informados sobre o que vão fazer,
passo à passo e de tal maneira que não sabem o que vão executar depois de terminado o
trabalho.
- O chefe determina os colegas de trabalho, para cada pessoa
da seção.
- Os elogios e as críticas que ele faz aos subordinados são
estritamente pessoais.
- Mantém-se afastados do grupo e só se relaciona quando
manda fazer alguma coisa.
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- Ocorrem tensões e frustrações entre os subordinados;
- A insatisfação e a apatia se generalizam;
- O trabalho só rende quando o chefe está presente;
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DEMOCRÁTICA |
- O líder democrático discute com os subordinados todas as
tarefas e procedimentos a serem seguidos;
- O líder democrático procura atribuir aos subordinados a
decisão como agir mediante seu estimulo e assistência, os objetivos da tarefa são
explicados e definidos para todos os subordinados com antecedência;
- O líder democrático deixa que os subordinados escolham
seus colegas de trabalho e dividam atividades entre si, desde que justifiquem a escolha;
- Quando elogia o líder democrático é objetivo e claro e se
atém os fatos e não somente às pessoas. Age com imparcialidade;
- O líder democrático apresenta-se como um membro do grupo;
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- Os subordinados se relacionam bem uns com outros e com o
chefe;
- O clima é de franqueza e espontaneidade;
- Na ausência do chefe, tudo ocorre bem e a produtividade
não cai;
- Sua maneira de atuar cria nos subordinados senso de
responsabilidade;
- Há integração plena entre os membros da seção ou
departamento.
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LIBERAL OU LAISSEZ-FAIRE |
- O líder liberal dá completa liberdade aos subordinados;
- Estes decidem sobre o que fazer e como fazer (Tarefas e
procedimentos);
- Cada um decide como quer;
- Fornece aos subordinados o material para trabalhar e se põe
à disposição para dar as informações que quiserem;
- Omite-se em relação as tarefas (deixa como está, para ver
como é que fica);
- Criticas, elogios ou comentários sobre os subordinados ele
só os faz de diretamente integrado e interrogado.
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- A produção é insatisfatória;
- Perde-se muito tempo com coisas alheias ao trabalho;
- Alimenta o individualismo dos subordinados;
- Não cria nenhum tipo de cooperação entre eles e com a
chefia;
- O chefe não é respeitado pelo subordinados;
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