Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Chefia e Liderança

Estilos Clássicos de Liderança

 

Teoria Clássica

Na teoria clássica de liderança, basicamente temos três estilos: Autocrática, Democrática e Liberal (ou laissez-faire):

ESTILOS
CARACTERÍSTICAS
RESULTADOS

AUTOCRÁTICA

  • O chefe dita e determina tudo o que o subordinado deve fazer e este executa, sem poder questionar O QUE É e COMO DEVE SER FEITO.
  • Os subordinados são informados sobre o que vão fazer, passo à passo e de tal maneira que não sabem o que vão executar depois de terminado o trabalho.
  • O chefe determina os colegas de trabalho, para cada pessoa da seção.
  • Os elogios e as críticas que ele faz aos subordinados são estritamente pessoais.
  • Mantém-se afastados do grupo e só se relaciona quando manda fazer alguma coisa.
  • Ocorrem tensões e frustrações entre os subordinados;
  • A insatisfação e a apatia se generalizam;
  • O trabalho só rende quando o chefe está presente;

DEMOCRÁTICA

  • O líder democrático discute com os subordinados todas as tarefas e procedimentos a serem seguidos;
  • O líder democrático procura atribuir aos subordinados a decisão como agir mediante seu estimulo e assistência, os objetivos da tarefa são explicados e definidos para todos os subordinados com antecedência;
  • O líder democrático deixa que os subordinados escolham seus colegas de trabalho e dividam atividades entre si, desde que justifiquem a escolha;
  • Quando elogia o líder democrático é objetivo e claro e se atém os fatos e não somente às pessoas. Age com imparcialidade;
  • O líder democrático apresenta-se como um membro do grupo;
  • Os subordinados se relacionam bem uns com outros e com o chefe;
  • O clima é de franqueza e espontaneidade;
  • Na ausência do chefe, tudo ocorre bem e a produtividade não cai;
  • Sua maneira de atuar cria nos subordinados senso de responsabilidade;
  • Há integração plena entre os membros da seção ou departamento.

LIBERAL OU LAISSEZ-FAIRE

  • O líder liberal dá completa liberdade aos subordinados;
  • Estes decidem sobre o que fazer e como fazer (Tarefas e procedimentos);
  • Cada um decide como quer;
  • Fornece aos subordinados o material para trabalhar e se põe à disposição para dar as informações que quiserem;
  • Omite-se em relação as tarefas (deixa como está, para ver como é que fica);
  • Criticas, elogios ou comentários sobre os subordinados ele só os faz de diretamente integrado e interrogado.
  • A produção é insatisfatória;
  • Perde-se muito tempo com coisas alheias ao trabalho;
  • Alimenta o individualismo dos subordinados;
  • Não cria nenhum tipo de cooperação entre eles e com a chefia;
  • O chefe não é respeitado pelo subordinados;