Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Chefia e Liderança

Estilos Clássicos de Liderança

 

Rede Administrativa

Robert R. Blake & Jane S. Mouton

Acerca das suposições dos estudos da Ohio State University, Blake & Mouton, criou uma nova teoria, graduando os eixos em avaliação até 9, e criou cinco estilos, ou sejam:

 

GRAD GERENCIAL

INTERESSE POR PESSOAS

1-9 (COUNTRY CLUB)

Atenção cuidadosa às necessidades de pessoas para relações satisfatórias leva uma atmosfera amistosa e agradável na organização e a um ritmo também agradável de trabalho

9-9 (EQUIPE)

A realização de trabalho é obtida de pessoas interessadas; a interdependência através de um interesse comum no objetivo da organização leva a relações de confiança e respeito

5-5 (MEIO TERMO)

A realização de organização adequada é possível através do equilíbrio entre a necessidade da realização de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório.

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1-1 (EMPOBRECIDO)

Um esforço mínimo para fazer com que se realize o trabalho exigido é adequado para manter a participação na organização

9-1 (TAREFA)

A eficiência de operações resulta da preparação de condições de trabalho de tal forma que haja uma interferência mínima de elementos humanos

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INTERESSE POR PRODUÇÃO

 

Algumas pessoas são chefes, outras são chefiadas. Algumas têm mais poder do que as outras. Esta é a dimensão da hierarquia. Logo:

 

OBJETIVOS - PESSOAS - PODER

São elementos inerentes à toda e qualquer organização. Cada executivo pode ter uma orientação maior ou menor para cada um desses 3 elementos.

O modo como se intercalam essas orientações é representado graficamente pelo GRAD (1).

 

GRAD (2)

Escolhendo as dimensões que mais correspondem a você:

No canto inferior do grad, combina-se uma orientação máxima (9) para a produção com uma orientação mínima para as pessoas (1). Atuando com base nessas premissas, o executivo se concentra em maximizar a produção mediante o exercício do poder e da autoridade, e em exercer o controle sobre as pessoas exigindo submissão. Esta é a orientação 9.1.

       

1.9. A GERÊNCIA DE CLUBE RECREATIVO

A atenção concentrada nas necessidades das pessoas, no sentido de criar um relacionamento amistoso, leve a uma atmosfera agradável e a um rítmo de trabalho confortável.

O 5.5 está no centro. Sua teoria é chegar apenas até o meio do caminho, procurando acompanhar os outros, o que afinal resulta em conformidade com o status quo.

9.9 - A GERÊNCIA EM EQUIPE

Os resultados do trabalho provêm do empenho do pessoal. A iterdependência através do comprometimento de todos com os objetivos organizacionais leva-os a um relacionamento de confiança e de respeito.

5.5. A GERÊNCIA DO HOMEM ORGANIZACIONAL

O adequado desempenho organizacional é possível mediante o equilíbrio entre a necessidade de conseguir resultados e a manutenção do moral das pessoas em um nível satisfatório.

Uma orientação mínima tanto para a produção como para as pessoas é representada pelo 1.1 no canto inferior esquerdo. O executivo de estilo 1.1 realiza apenas o mínimo para permanecer dentro da organização.

1.1 - A GERÊNCIA EMPOBRECIDA

O emprego do esforço mínimo necessário para que seja executado o trabalho requerido é o suficiente para permanecer como membro da organização.

A orientação para a produção se integra em alto nível com a orientação paras as pessoas (no canto superior direito). É a gerência em equipe. Orienta-se para as metas e procura alcançar resultados de alta qualidade e em grande quantidade, através de participação, envolvimento, comprometimento e resolução dos conflitos.

9.1. A AUTORIDADE OBEDIÊNCIA

A eficiência operacional decorre da organização das condições de trabalho de tal forma que o elemento humano interfira em grau mínimo.

O estilo 1.9, situa-se no canto superior esquerdo. Aqui, uma orientação mínima (1) para a produção se alia a uma orientação máxima (9) para as pessoas.

O principal cuidado é promover bons sentimentos entre colegas e subordinados.

 

EXERCÍCIO

Leiamos as 5 sentenças a seguir. Depois de tê-las lido, consideremos cada uma delas como uma possível descrição de nós mesmos.

Colocamos um 5 ao lado da sentença que julgarmos mais parecida com o que somos (ou com a nossa maneira de abordar as coisas), o verdadeiro nós, não o nós ideal, aquele que gostaríamos ser. Sejamos honestos conosco mesmo.

Coloquemos um 4 ao lado da sentença que acreditamos estar em segundo lugar na semelhança conosco.

Continuemos a hierarquizar as demais sentenças, com o 3 para o terceiro lugar, 2 para o quarto e 1 para a quinta colocação.

Dessa forma, estaremos colocando o 1 ao lado da sentença que é menos semelhante ao que somos. Em nenhum caso poderá haver empate, isto é, nenhum número poderá ser repetido.

Estes 6 elementos (sentenças) descrevem características de comportamento pessoal através das quais podemos ver as nossas posições no grad.

 

 

DECISÕES

PONTOS

A1

Aceito com indiferença as decisões tomadas por outros

 

B1

Apoio as decisões que promovem as boas relações

 

C1

Busco decisões viáveis, ainda que imperfeitas

 

D1

Espero que minhas decisões sejam consideradas como a última palavra

 

E1

Esforço-me profundamente para conseguir decisões válidas e criativas que resultem em compreensão e consenso

 

 

 

CONVICÇÕES

PONTOS

A2

Evito tomar partido, procurando não revelar minhas opiniões, atitudes e idéias

 

B2

Aceito opiniões, atitudes e idéias alheias em vez de impor as minhas

 

C2

Quando surgem idéias, opiniões ou atitudes diferentes das minhas, proponho posições intermediárias

 

D2

Defendo as minhas idéias, opiniões e atitudes mesmo que, por vezes, tenha de "pisar nos calos" dos outros

 

E2

Procuro e estou atento a idéias, opiniões e atitudes diferentes das minhas. Tenho convicções firmes, mas mudo de opinião diante de idéias mais válidas do que as minhas

 

 

 

CONFLITO

PONTOS

A3

Quando ocorre conflito, tento não me envolver ou tento manter-me neutro

 

B3

Tanto evitar que se crie conflito e, quando ele ocorre, procuro acalmar os ânimos para manter o pessoal unido

 

C3

Ante o conflito, procuro chegar a soluções equitativas que contornem a situação

 

D3

Quando ocorre conflito, tento suprimi-lo ou fazer prevalecer a minha posição

 

E3

Quando ocorre conflito, procuro detectar os motivos e solucionar as causas subjacentes

 

 

 

EMOÇÕES (temperamento)

PONTOS

A4

Graças ao meu não envolvimento, raramente me irrito

 

B4

Devido ao mal-estar que as tensões podem gerar, reajo de maneira afável e amistosa

 

C4

Sob tensão, fico em dúvida sobre como atender às expectativas dos outros

 

D4

Quando as coisas não vão como espero, contesto, resisto ou volto à carga, contra-argumentando

 

E4

Quando provocado, contenho-me, embora seja visível a minha impaciência

 

 

 

SENSO DE HUMOR

PONTOS

A5

Meu senso de humor é tido pelos outros como desfocado e irrelevante

 

B5

Meu senso de humor procura desviar a atenção dos pontos sérios

 

C5

Meu senso de humor leva à minha aceitação pessoal ou à dos meus pontos de vista

 

D5

Meu senso de humor é mordaz

 

E5

Meu senso de humor é adequado às diversas situações e facilita aberturas, mesmo sob pressão, mantenho certo senso de humor

 

 

 

EMPENHO

PONTOS

A6

Eu me esforço apenas para manter minha situação

 

B6

De preferência apoio os outros, em vez de tomar a iniciativa

 

C6

Procuro sustentar um ritmo de trabalho bom e constante

 

D6

Eu "dou duro" e faço os que trabalham comigo "darem duro" também

 

E6

Empenho-me a fundo e os demais me acompanham

 

 

O quadro abaixo irá ajudar-nos a sumarizar nossas "notas" para respondermos à pergunta:

"Qual o meu estilo Grad ? "

Comecemos pelo elemento DECISÕES.

Damos notas na fileira 1. A seguir, coloquemos as notas correspondentes ao elemento CONVICÇÕES na fileira 2 e assim sucessivamente.

No fim, somar as notas correspondentes a cada coluna (vertical).

 

 

ESTILOS DE GRAD

ESTILOS seta_azul.gif (60 bytes)

EMPOBRECIDO

COUNTRY CLUB

MEIO TERMO

TAREFA

EQUIPE

ELEMENTOS

1.1

PONTOS

1.9

PONTOS

5.5

PONTOS

9.1

PONTOS

9.9

PONTOS

DECISÕES

A1

 

B1

 

C1

 

D1

 

E1

 

CONVICÇÕES

A2

 

B2

 

C2

 

D2

 

E2

 

CONFLITO

A3

 

B3

 

C3

 

D3

 

E3

 

EMOÇÕES

A4

 

B4

 

C4

 

D4

 

E4

 

SENSO HUMOR

A5

 

B5

 

C5

 

D5

 

E5

 

EMPENHO

A6

 

B6

 

C6

 

D6

 

E6

 

TOTAIS è