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Chefia e Liderança
Estilos Clássicos de Liderança
Rede Administrativa
Robert R. Blake & Jane S. Mouton
Acerca das suposições dos estudos da Ohio State University, Blake & Mouton, criou uma nova teoria, graduando os eixos em avaliação até 9, e criou cinco estilos, ou sejam:
GRAD GERENCIAL
INTERESSE POR PESSOAS |
1-9 (COUNTRY CLUB) Atenção cuidadosa às necessidades de pessoas para relações satisfatórias leva uma atmosfera amistosa e agradável na organização e a um ritmo também agradável de trabalho |
9-9 (EQUIPE) A realização de trabalho é obtida de pessoas interessadas; a interdependência através de um interesse comum no objetivo da organização leva a relações de confiança e respeito |
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5-5 (MEIO TERMO) A realização de organização adequada é possível através do equilíbrio entre a necessidade da realização de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório. |
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1-1 (EMPOBRECIDO) Um esforço mínimo para fazer com que se realize o trabalho exigido é adequado para manter a participação na organização |
9-1 (TAREFA) A eficiência de operações resulta da preparação de condições de trabalho de tal forma que haja uma interferência mínima de elementos humanos |
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INTERESSE POR PRODUÇÃO |
Algumas pessoas são chefes, outras são chefiadas. Algumas têm mais poder do que as outras. Esta é a dimensão da hierarquia. Logo:
OBJETIVOS - PESSOAS - PODER
São elementos inerentes à toda e qualquer organização. Cada executivo pode ter uma orientação maior ou menor para cada um desses 3 elementos.
O modo como se intercalam essas orientações é representado graficamente pelo GRAD (1).
GRAD (2)
Escolhendo as dimensões que mais correspondem a você:
No canto inferior do grad, combina-se uma orientação máxima (9) para a produção com uma orientação mínima para as pessoas (1). Atuando com base nessas premissas, o executivo se concentra em maximizar a produção mediante o exercício do poder e da autoridade, e em exercer o controle sobre as pessoas exigindo submissão. Esta é a orientação 9.1.
1.9. A GERÊNCIA DE CLUBE RECREATIVO A atenção concentrada nas necessidades das pessoas, no sentido de criar um relacionamento amistoso, leve a uma atmosfera agradável e a um rítmo de trabalho confortável. O 5.5 está no centro. Sua teoria é chegar apenas até o meio do caminho, procurando acompanhar os outros, o que afinal resulta em conformidade com o status quo. |
9.9 - A GERÊNCIA EM EQUIPE Os resultados do trabalho provêm do empenho do pessoal. A iterdependência através do comprometimento de todos com os objetivos organizacionais leva-os a um relacionamento de confiança e de respeito. |
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5.5. A GERÊNCIA DO HOMEM ORGANIZACIONAL O adequado desempenho organizacional é possível mediante o equilíbrio entre a necessidade de conseguir resultados e a manutenção do moral das pessoas em um nível satisfatório. Uma orientação mínima tanto para a produção como para as pessoas é representada pelo 1.1 no canto inferior esquerdo. O executivo de estilo 1.1 realiza apenas o mínimo para permanecer dentro da organização. |
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1.1 - A GERÊNCIA EMPOBRECIDA O emprego do esforço mínimo necessário para que seja executado o trabalho requerido é o suficiente para permanecer como membro da organização. A orientação para a produção se integra em alto nível com a orientação paras as pessoas (no canto superior direito). É a gerência em equipe. Orienta-se para as metas e procura alcançar resultados de alta qualidade e em grande quantidade, através de participação, envolvimento, comprometimento e resolução dos conflitos. |
9.1. A AUTORIDADE OBEDIÊNCIA A eficiência operacional decorre da organização das condições de trabalho de tal forma que o elemento humano interfira em grau mínimo. O estilo 1.9, situa-se no canto superior esquerdo. Aqui, uma orientação mínima (1) para a produção se alia a uma orientação máxima (9) para as pessoas. O principal cuidado é promover bons sentimentos entre colegas e subordinados. |
EXERCÍCIO
Leiamos as 5 sentenças a seguir. Depois de tê-las lido, consideremos cada uma delas como uma possível descrição de nós mesmos.
Colocamos um 5 ao lado da sentença que julgarmos mais parecida com o que somos (ou com a nossa maneira de abordar as coisas), o verdadeiro nós, não o nós ideal, aquele que gostaríamos ser. Sejamos honestos conosco mesmo.
Coloquemos um 4 ao lado da sentença que acreditamos estar em segundo lugar na semelhança conosco.
Continuemos a hierarquizar as demais sentenças, com o 3 para o terceiro lugar, 2 para o quarto e 1 para a quinta colocação.
Dessa forma, estaremos colocando o 1 ao lado da sentença que é menos semelhante ao que somos. Em nenhum caso poderá haver empate, isto é, nenhum número poderá ser repetido.
Estes 6 elementos (sentenças) descrevem características de comportamento pessoal através das quais podemos ver as nossas posições no grad.
DECISÕES |
PONTOS |
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A1 | Aceito com indiferença as decisões tomadas por outros |
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B1 | Apoio as decisões que promovem as boas relações |
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C1 | Busco decisões viáveis, ainda que imperfeitas |
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D1 | Espero que minhas decisões sejam consideradas como a última palavra |
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E1 | Esforço-me profundamente para conseguir decisões válidas e criativas que resultem em compreensão e consenso |
CONVICÇÕES |
PONTOS |
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A2 | Evito tomar partido, procurando não revelar minhas opiniões, atitudes e idéias |
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B2 | Aceito opiniões, atitudes e idéias alheias em vez de impor as minhas |
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C2 | Quando surgem idéias, opiniões ou atitudes diferentes das minhas, proponho posições intermediárias |
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D2 | Defendo as minhas idéias, opiniões e atitudes mesmo que, por vezes, tenha de "pisar nos calos" dos outros |
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E2 | Procuro e estou atento a idéias, opiniões e atitudes diferentes das minhas. Tenho convicções firmes, mas mudo de opinião diante de idéias mais válidas do que as minhas |
CONFLITO | PONTOS |
|
A3 | Quando ocorre conflito, tento não me envolver ou tento manter-me neutro |
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B3 | Tanto evitar que se crie conflito e, quando ele ocorre, procuro acalmar os ânimos para manter o pessoal unido |
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C3 | Ante o conflito, procuro chegar a soluções equitativas que contornem a situação |
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D3 | Quando ocorre conflito, tento suprimi-lo ou fazer prevalecer a minha posição |
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E3 | Quando ocorre conflito, procuro detectar os motivos e solucionar as causas subjacentes |
EMOÇÕES (temperamento) | PONTOS |
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A4 | Graças ao meu não envolvimento, raramente me irrito |
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B4 | Devido ao mal-estar que as tensões podem gerar, reajo de maneira afável e amistosa |
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C4 | Sob tensão, fico em dúvida sobre como atender às expectativas dos outros |
|
D4 | Quando as coisas não vão como espero, contesto, resisto ou volto à carga, contra-argumentando |
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E4 | Quando provocado, contenho-me, embora seja visível a minha impaciência |
SENSO DE HUMOR | PONTOS |
|
A5 | Meu senso de humor é tido pelos outros como desfocado e irrelevante |
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B5 | Meu senso de humor procura desviar a atenção dos pontos sérios |
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C5 | Meu senso de humor leva à minha aceitação pessoal ou à dos meus pontos de vista |
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D5 | Meu senso de humor é mordaz |
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E5 | Meu senso de humor é adequado às diversas situações e facilita aberturas, mesmo sob pressão, mantenho certo senso de humor |
EMPENHO |
PONTOS |
|
A6 |
Eu me esforço apenas para manter minha situação |
|
B6 |
De preferência apoio os outros, em vez de tomar a iniciativa |
|
C6 |
Procuro sustentar um ritmo de trabalho bom e constante |
|
D6 |
Eu "dou duro" e faço os que trabalham comigo "darem duro" também |
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E6 |
Empenho-me a fundo e os demais me acompanham |
O quadro abaixo irá ajudar-nos a sumarizar nossas "notas" para respondermos à pergunta:
"Qual o meu estilo Grad ? "
Comecemos pelo elemento DECISÕES.
Damos notas na fileira 1. A seguir, coloquemos as notas correspondentes ao elemento CONVICÇÕES na fileira 2 e assim sucessivamente.
No fim, somar as notas correspondentes a cada coluna (vertical).
ESTILOS DE GRAD |
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ESTILOS |
EMPOBRECIDO |
COUNTRY CLUB |
MEIO TERMO |
TAREFA |
EQUIPE |
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ELEMENTOS |
1.1 |
PONTOS |
1.9 |
PONTOS |
5.5 |
PONTOS |
9.1 |
PONTOS |
9.9 |
PONTOS |
DECISÕES |
A1 |
B1 |
C1 |
D1 |
E1 |
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CONVICÇÕES |
A2 |
B2 |
C2 |
D2 |
E2 |
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CONFLITO |
A3 |
B3 |
C3 |
D3 |
E3 |
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EMOÇÕES |
A4 |
B4 |
C4 |
D4 |
E4 |
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SENSO HUMOR |
A5 |
B5 |
C5 |
D5 |
E5 |
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EMPENHO |
A6 |
B6 |
C6 |
D6 |
E6 |
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TOTAIS è |