Recursos Humanos
Ferramentas de RH
Chefia e Liderança
Por que estudar liderança?
Porque todo indivíduo convive num sistema social DINÂMICO e não estático. O líder como indivíduo, além de conviver num ambiente dinâmico, deve-se preocupar constantemente em administrar, compreendendo todos os significados latentes do indivíduo e do grupo de trabalho.
O líder deve conciliar, administrando os componentes de interação de um ambiente de organização, ou sejam: Organização, superiores, colegas, exigências do trabalho e seguidores (subordinados), o que são todos DINÂMICOS.
Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva. Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece. A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência. As organizações, através de seus líderes, terão que se preparar para enfrentar desafios de novos tempos.
Um dos problemas que afeta a eficiência da organização é a quantidade de energia mal empregada e despendida em concorrência e embates inadequados entre grupos que deviriam trabalhar em cooperação uns com outros.
Muitas vezes a aparência da dificuldade parece ser de ordem técnica, mas na verdade é de natureza organizacional e humana.
De todas as tarefas administrativas, dirigir o componente humano é a mais importante, já que tudo o mais depende dele e da forma como ele desempenha suas atividades.
JOHN D. ROCKEFELLER, dizia: " Pagarei mais pela habilidades de lidar com as pessoas, do que por qualquer habilidade sob a face do sol ".
O segredo do sucesso japonês não está na tecnologia, mas de modo especial de administrar as pessoas.
Os recursos humanos são quase sempre um importante fator de custo. Porém, quando motivadas à cooperar e criar, são valioso fator de lucro.
William James, da Universidade de Harvard, realizou uma pesquisa que demonstrou que os operários conseguiam conservar seu emprego, trabalhando apenas de 20 à 30% de sua capacidade.
CONCLUSÃO:
" A MANEIRA MAIS EFICAZ DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE, É SEM DÚVIDA, ADMINISTRANDO ADEQUADAMENTE AS PESSOAS, ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE CHEFIA E LIDERANÇA. "