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Chefia e Liderança

 

Exercício - Análise pessoal de estilos de liderança (XY)

Suposições sobre as pessoas

Este exercício foi planejado para ajudá-lo a compreender melhor as suposições que você faz sobre as pessoas e a natureza humana.

Existem 10 pares de afirmações organizadas em duas colunas (A e B). Analise cada par e dê um peso de 0 a 10 para cada afirmação para mostrar a força relativa de sua crença nas afirmações. Os pontos dados a cada par devem somar 10 em todos os casos. Em seguida, anote os pontos em cada quadrículo da mesma linha, sempre da esquerda para direita.

Seja honesto consigo mesmo quanto puder, e resista a tentação natural de responder como você "gostaria de pensar que as coisas fossem".

Este exercício não é um "teste". Não existem respostas certas ou erradas. Ele foi planejado para servir como estímulo para reflexão pessoal e discussão.

 

 

A

X

Y

B

01 É da natureza humana que as pessoas façam tão pouco trabalho quanto puderem fazer sem serem punidas (X)     Quando as pessoas evitam trabalhar, normalmente é porque seu trabalho perdeu seu significado (Y)
02 Se os empregados tiverem acesso a qualquer informação que desejarem, eles tenderão a ter melhores atitudes e a comportar-se mais responsavelmente (X)     Se os empregados tiverem acesso a mais informação do que precisarem para realizar suas tarefas imediatas, normalmente a usarão mal (Y)
03 Quando se solicita idéias aos empregados, suas sugestões são de pouco valor prático, pois suas perspectivas são muito limitadas (X)     Solicitar idéias dos empregados amplia suas perspectivas e resulta no desenvolvimento de sugestões úteis (Y)
04 Se as pessoas em geral não usam muita imaginação e engenhosidade no seu trabalho, provavelmente é porque poucas têm grande dose de qualquer uma dessas qualidades (X)     A maioria das pessoas é imaginativa e criativa, mas não pode mostrar isso devido a limitações impostas pelo trabalho e pela supervisão (Y)
05 As pessoas tendem a elevar seus padrões se forem responsáveis pelos seus próprios comportamentos e pela correção de seus próprios erros (X)     As pessoas tendem a rebaixar seus padrões se não forem punidas por seus erros e mau comportamento (Y)
06 É melhor das às pessoas tanto as boas quanto as más notícias, porque a maioria dos empregados quer saber toda a história, não importa quão dolorosa seja (X)     É melhor não divulgar as notícias desfavoráveis sobre os negócios porque a maioria dos empregados na verdade deseja ouvir apenas as boas novas (Y)
07 Enfraquece o prestígio do supervisor admitir que um subordinado está certo ou errado, porque ao supervisor deve-se maior respeito que aqueles que lhe são subordinados na organização (X)     Como as pessoas em todos os níveis deve-se igual respeito, o prestígio de um supervisor aumenta quando ele sustenta esse princípio pelo reconhecimento de que um subordinado está certo ou errado (Y)
08 Se você der suficiente dinheiro às pessoas, elas provavelmente estarão menos preocupadas com aspectos intangíveis como responsabilidade e reconhecimento (X)     Se você der às pessoas trabalho estimulante e interessante, é menos provável que se queixem a respeito de coisas como pagamento e benefícios suplementares (Y)
09 Se se permitir que as pessoas estabeleçam seus próprios objetivos e padrões de desempenho, elas tenderão a colocá-los mais alto do que o chefe o faria (X)     Se se permitir que as pessoas estabeleçam seus próprios objetivos e padrões de desempenho, elas tenderão a colocá-los mais baixo do que o chefe o faria (Y)
10 Quanto maior o conhecimento e a liberdade que uma pessoa tem a respeito de seu trabalho, maior o controle necessário para mantê-la na linha (X)     Quanto maior o conhecimento e a liberdade que uma pessoa tem a respeito de seu trabalho, menor o controle necessário para mantê-la na linha (Y)

 

Some os pontos de X e Y separadamente e coloque-os nos respectivos campos abaixo. Os resultados definirão as tendências pessoais quanto aos estilos.

TEORIA X - PONTUAÇÃO =>

 

TEORIA Y - PONTUAÇÃO =>

 
TOTAL 100

Teoria X e a Teoria Y de MacGregor não são estratégias administrativas. Elas são opiniões fundamentais sobre a natureza humana, que influenciam os gerentes a adotarem uma conduta ao invés de outra.