Recursos Humanos
Ferramentas de RH
Chefia e Liderança
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
As Variáveis Individuais:
|
Características da Personalidade
Sigmund Freud
ID: É o eu impulsivo, os desejos insocializados. Quando uma criancinha vê um brinquedo de que gosta, deseja-o; ao ser contida, revolta-se e grita de raiva. O id é o núcleo biológico básico do eu: os impulsos básicos, necessidades e desejos em expressão.
SUPEREGO: É o eu ideal, os valores internalizados e restrições dos pais e outros. Freud sustentaria que a criança é socializada através da internalização das metas, valores e normas dos pais, que serviriam como pontos de referência para o futuro comportamento. O superego poderia também ser amplamente visto como a consciência da pessoa, os padrões sociais internalizados de certo e errado.
EGO: É o mecanismo de controle racional, mediador do conflito entre o id e o superego. O ego encontra um equilíbrio tolerável entre o que a pessoa deseja fazer (id) e o que acredita ser certo fazer (superego). A pessoa com um ego apropriado não usará explosões temperamentais para impor sua vontade, nem perderá o controle de si mesma em situações de tensão.