Recursos Humanos


Ferramentas de RH

Chefia e Liderança

 

Conceitos de Liderança 

São vários os conceitos de liderança, vejamos algumas delas:

" Liderança é a atividade de influenciar pessoas e cooperar na consecução de um objetivo considerado desejável por estas pessoas. " (O. TEAD)

" Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação, por intermédio do processo de comunicação, que seja atingida uma meta ou metas especificas. " (TANNEMBAUM, WECHLER E MASSARIK)

" Liderança é a habilidade de exercer influência interpessoal, por meio de comunicação, para consecução de um objetivo. " (KOONTZ & O’DONNEL)

" Liderança é a atividade que leva a influenciar pessoas que tenham disposição para lutar por objetivos de grupos. " (G. R. TERRY)

" Liderança é a pessoa que é vista pêlos outros, como sendo o principal responsável em alcançar os objetivos de um grupo, através da influência de seus seguidores (subordinados) para que atinjam os objetivos grupais. " (W. J. REDDIN)

 

Conclusão:

Diante de tantas definições de liderança existentes, dos conceitos acima citados, decorre que o líder é aquele que se destaca no grupo e o influência de alguma forma numa dada situação concreta, com vistas às realizações de objetivos comuns e determinados.

 

Liderança como fenômeno social:

A liderança é um fenômeno social. Verifica-se tanto nas sociedades primitivas como nas sociedades modernas.

Ocorre quando um indivíduo, num determinado momento se destaca dos demais e os conduz para um objetivo capaz de satisfazer as suas necessidades.

Ao analisar o fenômeno da liderança, devem ser considerados os seguintes aspectos: