Recursos Humanos
Avaliação de Desempenho Individual no Trabalho
Definição de Grupos - Níveis de Cargos
Nesta fase do trabalho, deve-se definir os grupos de cargos, por níveis, segundo a sua natureza do trabalho, para definição do manual de avaliação; análise de pesos, segundo a política interna da empresa; e também dos fatores de avaliação.
Como critério básico, os níveis estarão assim definidos:
NÍVEL OPERACIONAL |
Cargos de mão de obra básica, correspondendo às funções não especializadas, de atividades simples e específicas, que requerem pouca iniciativa própria e supervisão do trabalho bastante acentuado. |
NÍVEL ADMINISTRATIVO |
Cargos que correspondem aquelas atividades desenvolvidas nos escritórios, de caráter burocrático, não exigindo supervisão acentuada de funcionários. |
NÍVEL TÉCNICO |
Cargos que desenvolvem atividades que necessitam de conhecimentos técnicos envolvidos no planejamento, execução e avaliação de projetos específicos. |
NÍVEL DE CHEFIA |
Cargos que implicam em supervisão de outros funcionários. |
NÍVEL GERENCIAL |
Cargos que além de supervisionar áreas, são atribuídas atividades de maior responsabilidade na empresa, bem como executar políticas e diretrizes internas da empresa. |